O uso do Twitter pelas Rádios

Confesso que até recentemente não fazia o devido uso do Twitter. Passei a utilizá-lo de forma a publicar as postagens do blog e melhorar a sua divulgação. Diante às constantes passadelas diárias, comecei a perceber que essa ferramenta social é muito mais prática, pois concentra as informações que preciso de forma rápida e sucinta. A partir daí comecei a seguir vários sites (e pessoas) que me interessam no dia a dia, entre notícias, humor, música, rádios, entre outros.

O que me chamou a atenção é que duas rádios de Ribeirão Preto (Clube FM e Mega FM) atualizam os seus twitters com base em seus playlists, ou seja, twitta-se a música que está sendo tocada, instantaneamente. Com isso, com uma consulta rápida no perfil de cada uma delas, é possível saber todas as músicas tocadas em suas programações, a qualquer período. Isso é o que podemos chamar de "democratizar o acesso à informação", pois com esse comportamento, tais emissoras facilitam a vida do ouvinte (que facilmente saberá o nome daquela música que tanto procuram), dos divulgadores (que poderão acompanhar o desempenho dos seus artistas) e dos sites que monitoram as músicas mais tocadas nas rádios, como é o nosso caso.

Se todas as demais emissoras tivessem tal comportamento, não haveria mais a necessidade de se pagar para obter acesso a caixa preta do número de execuções de cada música, em determinada emissora, em certo período. Bastaria um acesso ao twitter da emissora para um artista saber se sua música está indo bem...

Por isso, só resta ao Som do Rádio parabenizar as emissoras Clube FM e Mega FM de Ribeirão Preto pela divulgação dos seus playlists em tempo real no Twitter, deixando a dica para que outras emissoras, em respeito aos seus ouvintes e aos artistas que enchem a sua grade musical, passem a fazer o mesmo. 

Próximo Post Postagem anterior